Como Mindfulness pode melhorar a qualidade de saúde e bem-estar dos estudantes que se preparam para Concursos Públicos/Prova Enem/ Exame da OAB

Como Mindfulness pode melhorar a qualidade de saúde e bem-estar dos estudantes que se preparam para Concursos Públicos/Prova Enem/ Exame da OAB

Texto 2

O objetivo desse texto é despertar o interesse dos estudantes e concurseiros sobre o que é  Mindfulness e como essa ferramenta pode ser útil em suas atividades de estudo, proporcionando  melhoria de saúde e bem-estar

O que é Mindfulness?

“Mindfulness é a prática de  manter a atenção no que se passa no momento, ainda que a situação seja  desagradável, em vez de usar  tempo e energia para lutar contra a realidade. Essa consciência plena não altera os  fatos, mas muda a sua relação com eles, e assim  tudo muda”.

Mindfulness é estar desperto para plenitude de nossas vidas neste exato momento, envolvendo os cinco sentidos e observando as mudanças em nossos cenários mentais, sem nos apegarmos ou nos afastarmos de qualquer um deles. É um modo de ser e de se relacionar com si próprio, com as circunstâncias, com os outros e com o mundo ao redor”

Logo Mindfulness é aceitação, você  não desperdiça energia. “A pessoa  fica receptiva ao que está acontecendo, não importa o que seja – no corpo, na mente e no ambiente – e vivência as coisas como são, sem se deixar levar pelo impulso de muda-las”.

Benefícios  do Mindfulness:

Ajuda a reduzir o estresse dos estudantes; Auxilia na administração  da raiva e do  ressentimento dos estudantes, melhora a  criatividade. 

VAMOS PRATICAR? 

Você que é estudante que se prepara para um exame/prova  pode aprender diversas  práticas de mindfulness. Neste momento vamos apresentar três práticas:

a)Pare o que está fazendo agora  e preste atenção na sua respiração, enquanto inspira, conte bem devagar até 4; enquanto expira, conte novamente de quatro até um. Enquanto inspira, diga a si mesmo: “um, dois, três, quatro”, enquanto expira, diga: “ quatro, três, dois, um”. Faça isso várias vezes e crie saúde….

b)Pare agora  por  cinco minutos  e escute os  sons a sua volta. Se  estiver trabalhando, ou em casa, ou passeando, ou no carro escute os sons sem identificar ou interpretar.. se uma história ou interpretação vier a mente, dirija a atenção outra vez para  os sons….

c)Reserve o tempo de cinco minutos e observe os movimentos no ambiente em que está. Existe frio ou calor?  Há cortinas se movendo lentamente ao vento?  Há uma mosca voando na sala? Há pessoas se movimentando a sua volta? Há carros na rua?  Apenas observe os  padrões desses movimentos sem interpretá-los…

O especialista(Medicina Integrativa)  e coach de bem-estar e saúde  é um profissional que pode ensinar práticas integrativas de respiração para o estudantes que se prepararam para concursos/ provas e exames e que podem ser ensinadas e incorporadas no  dia a dia. Os interessados podem entrar em contato no link deste blog:

http://www.wallacecoachdesaude.com.br/index.php/category/para-contratacao-de-palestras-e-cursos/

(* Fontes que contribuíram para elaboração do texto: Livro(manual) Med Integrativa – Albert Einstein, ensinamentos em aula – Inst Isr Albert Einstein/sp)