Como que os professores podem melhorar a saúde através da atenção na respiração

Como que os professores podem melhorar a saúde através da atenção na respiração

 

Vamos começar esse texto fazendo uma simples pergunta a você que é Professor: qual a coisa mais importante da sua vida agora? Alguns professores  poderão dizer que é a família, outros o emprego, outros os filhos…. muitas são as repostas mas vamos fazer um exercício prático e simples. Pare agora o que você  está fazendo, tampe o nariz e a boca e pare de respirar por alguns instantes. Você provavelmente chegará a conclusão que a coisa mais importante que você tem na vida, agora  é a RESPIRAÇÃO… Você que é Profissional da educação  reflita sobre essa afirmação…

*  Realmente a vida começa e termina com a respiração, logo o valor dela é importantíssimo e será que você respira direito? É,  existe quem não respira direito e isso causa um impacto profundo na saúde, principalmente dos professores… logo saber respirar é criar saúde. A medicina chinesa, a medicina ayruivédica já sabiam disso há muito tempo e muitos pranayamas(prana-energia vital e ayama – controle) foram ensinados por grandes sábios ao longo dos anos  a fim de que as pessoas respirassem melhor e assim pudessem ter mais saúde e qualidade de vida.

A respiração é a ponte que une o consciente ao inconsciente e o que nos mantém em contato com o momento presente. Dominar a respiração significa dominar a mente e as emoções… Você já percebeu que quando está estressado sua respiração é mais curta? Quando isso acontece a quantidade de oxigênio e o prana que circula no organismo diminui, abrindo portas para muitas doenças… isso, hoje,  é provado cientificamente. No processo respiratório, o organismo promove uma troca de gases: inspiramos o oxigênio, que vai participar da alimentação celular, e expiramos o dióxido de carbono, eliminando toxinas. Ao respirarmos de forma acelerada e curta, usamos apenas uma capacidade limitada dos pulmões, captando pouco oxigênio e prana… Cada estado emocional também possui um ritmo respiratório característico, e esse ajuste é feito de forma inconsciente… sem que você perceba.. para termos uma vida mais longa, precisamos então respirar de forma mais lenta e profunda….

 Vamos praticar:

*Pare o que está fazendo agora  e preste atenção na sua respiração. Sente,  acomode-se. Feche seus olhos e foque a atenção entre os lábios e as narinas. Observe o ar que entra e o ar que sai; Em seguida, de forma gentil,    enquanto inspira  conte bem devagar até 4; enquanto expira, conte novamente de quatro até um. Enquanto inspira, diga a si mesmo: “um, dois, três, quatro”, enquanto expira, diga: “ quatro, três, dois, um”. Faça essa prática várias vezes, sucessivamente,  num período de 05 a 07 minutos  e crie saúde…. é simples assim.. você que é professor pode realizar essa prática  antes de começar as  aulas, nos intervalos ou até no final delas…boa prática a todos…

O coach de saúde é o profissional que pode ensinar práticas integrativas de respiração para os professores e que podem ser ensinadas e incorporadas no  dia a dia desses profissionais  trazendo bem estar e saúde aos profissionais. Os interessados podem entrar em contato no link deste blog:

http://www.wallacecoachdesaude.com.br/index.php/category/para-contratacao-de-palestras-e-cursos/

(* Fontes que contribuíram para elaboração do texto: Livro Med Integrativa – Albert Einstein e Filosofia de Bem Viver)